O poder da caridade e do perdão
- Alisson Magalhães
- 10 de dez. de 2024
- 4 min de leitura

Isso porque estamos falando sobre sentimentos e não de certezas.
Sempre há o outro lado da moeda. Por isso, é tão difícil dar conselhos e impossível fazer julgamentos sobre a conduta alheia. Muita gente acredita que pode jogar pedras no telhado do vizinho, mas se esquecem que todos têm o “seu telhado de vidro” que pode quebrar a qualquer momento.
Em resumo: ninguém tem controle sobre a vida. Porém, podemos viver de uma maneira cordial, equilibrada e, por que não, muito feliz! Você quer saber como? Basta valorizar os sentimentos, tanto os seus como o do próximo.
Não estamos falando de sentimentos que só atrapalham a vida da gente, como tristeza, mágoa, raiva, inferioridade. Também quero ressaltar que essa conquista exige muita luta e perseverança.
Com certeza, você conhece a vida de pessoas abnegadas e que são exemplos para a Humanidade. Uma delas é Madre Teresa de Calcutá, que disse: “O bem que você faz hoje pode ser esquecido amanhã. Mas, preste atenção que, ao final das contas, é tudo entre você e Deus. Nunca será entre você e os outros”.
O que isto significa? Que devemos ser caridosos e ajudar o próximo sem esperar nada em troca. Apenas, faça a sua parte. E seu coração vai se encher de amor e alegria.
Em muitos casos, acontece exatamente o contrário. Quando não recebemos o agradecimento que esperamos, nosso coração se enche de ressentimento e mágoa.
Esqueça isso. Todas as vezes que fizer algo de bom, agradeça a Deus a oportunidade de ser útil, de poder usar e aprender mais sobre bons sentimentos.
Você vai perceber que a cada atitude generosa que tomamos, vamos aprendendo e crescendo como cristãos. Por isso, pare de cobrar o outro por atitudes que nem sempre estão ao alcance da sua compreensão.
Quer outro exemplo? O que é mais fácil perdoar ou pedir perdão? Saiba que ao pedir perdão, um gesto maravilhoso de humildade, você está pondo em prática os ensinamentos do nosso grande Mestre Jesus.
O perdão, além de ser divino, é capaz de oferecer um novo sentido para nossas vidas. O perdão, em qualquer circunstância, é capaz de aliviar nossas próprias angústias e aflições. Afinal, errar é humano! E perdoar os erros do próximo é um dos maiores ensinamentos de Jesus em sua passagem pela Terra, por isso é divino.
Recentemente, recebi uma mensagem que dizia o seguinte: “A vida é como uma câmera fotográfica. Foque no que é importante, capture os bons momentos. E, se a imagem não saiu como você queria, é simples: tire outra foto!”
Podemos fazer um paralelo da forma como tentamos equacionar a vida. Ela não é estática. Muito pelo contrário. A vida é um movimento constante. A paisagem muda, a luz tem suas nuances e tudo depende do momento que estamos atravessando.
Promovendo o crescimento pessoal e o bem-estar
Ser caridoso não só beneficia os necessitados, mas também promove o crescimento pessoal e o bem-estar. Aqui estão cinco maneiras pelas quais atos de caridade podem melhorar sua vida:
Aumento da felicidade : Vários estudos mostraram que doar aos outros pode aumentar sua própria felicidade e bem-estar geral. Atos de caridade liberam endorfinas, os produtos químicos do “bem-estar” do cérebro, criando uma sensação de alegria e satisfação.
Empatia e perspectiva aprimoradas : envolver-se em atos de caridade pode expandir sua empatia e perspectiva. Ajuda você a ver o mundo de diferentes pontos de vista, promovendo uma maior apreciação pelos privilégios em sua vida.
Estresse reduzido : Doar aos outros pode reduzir os níveis de estresse e diminuir a pressão arterial. Engajar-se em atos de caridade pode fornecer um senso de propósito e reduzir os efeitos negativos do estresse crônico.
Autoestima melhorada : saber que você causou um impacto positivo na vida de alguém pode aumentar significativamente sua autoestima e autovalor. Reforça um senso de valor pessoal e propósito.
Conexões sociais mais fortes : Ser caridoso frequentemente envolve colaborar com outros que compartilham valores e interesses semelhantes. Isso pode levar à formação de fortes laços sociais e a um senso de pertencimento a uma comunidade solidária.
Deixando um legado duradouro
Ser caridoso permite que você deixe um legado duradouro que se estende além da sua própria vida. Atos de caridade podem inspirar outros a continuar o ciclo de doação, criando um impacto positivo para as gerações futuras. Aqui estão cinco maneiras de deixar um legado caridoso duradouro:
Doações de caridade : inclua organizações de caridade em seu planejamento patrimonial para garantir que seu patrimônio continue a apoiar causas significativas mesmo no futuro.
Estabelecer fundações : considere criar uma fundação ou doação de caridade que se concentre em uma causa ou questão específica que seja próxima do seu coração.
Incentive o envolvimento da família : ensine aos seus filhos e netos o valor da caridade e envolva-os em esforços de filantropia familiar.
Mentoria e compartilhamento de conhecimento : compartilhe suas habilidades, conhecimento e experiências de vida com as gerações mais jovens para capacitá-las a causar um impacto positivo no mundo.
Defenda a mudança : use sua voz e influência para defender mudanças sociais e políticas que abordem questões sistêmicas e promovam uma sociedade mais caridosa.
Ser caridoso não é apenas um ato altruísta; é uma força poderosa para uma mudança positiva no mundo. Por meio de atos de caridade, podemos promover empatia e compaixão, aliviar o sofrimento, construir comunidades mais fortes, promover o crescimento pessoal e o bem-estar e deixar um legado duradouro de generosidade. Ao abraçar o espírito da caridade, podemos fazer uma diferença significativa na vida dos outros e criar um mundo mais brilhante e compassivo para todos.
Sidney Oliveira é empresário, presidente da Ultrafarma
Comentários